ÉTICA NO TRABALHO: O CAMINHO PARA A VITÓRIA

A ética no ambiente de trabalho é imprescindível para que se crie “times vencedores”, pois as regras de bom convívio quando respeitadas promovem bem estar no dia-a-dia, trabalho prazeroso, convívio agradável, possibilitando melhor produtividade, crescimento pessoal e empresarial, pois o trabalho com ética pressupõe transparência no agir, clareza na comunicação e respeito mútuo, o que desenvolve sentimento de justiça que faz com que a pessoa tenha o desejo de pertencer àquela Organização.

Para ser ético no ambiente de trabalho é preciso antes de tudo ser coerente, honesto em qualquer situação. Fazer somente aquilo que pode ser feito em público, aos olhos de todos. Varias atitudes podem ser vista como ética. Estas pressupõem comportamentos que orientam o que as pessoas devem fazer para atingir o bem comum. Como exemplo de atitude ética no ambiente de trabalho, pode-se citar a cooperação no desenvolvimento das atividades, educação e respeito entre as pessoas que fazem parte da Empresa, socialização do conhecimento e disponibilidade em ensinar.

Fazer parte do mesmo time significa dizer que cada um tem um conhecimento e funções diferentes, porém, certamente um precisa do outro para que tenham o resultado esperado pelo planejamento feito. A não cooperação muitas vezes acontece pela luta dos “pequenos poderes” e isto traz prejuízos a todos, inclusive para a pessoa que não cooperou buscando fazer com que o trabalho do outro não seja visto e reconhecido. Portanto, isto é antiético, pois não visa o bem comum, mas simplesmente o seu destaque individualista. Outro comportamento visto como não ético nas Empresas é o péssimo hábito de chamar a atenção dos colaboradores na frente dos demais e até mesmo dos clientes. Isto faz com que a pessoa sinta-se diminuída e o supervisor perde a oportunidade de aproveitar os erros para fazer com que seu time evolua.

Em qualquer ambiente seja social ou de trabalho a educação no trato um com o outro é de fundamental importância, o exemplo é que vai fazer seguidores, pois o comportamento contagia o ambiente de trabalho.

Entendendo que o trabalho é o que identifica o ser no seu existir, construir “times vencedores”, que vivencia as relações com ética no ambiente de trabalho e na sociedade como um todo, não é tarefa fácil e deveria ser preocupação não somente do líder ou do proprietário da Empresa, mas de todos os que fazem parte e pertencem ao grupo.

Para poder ser reconhecido em um time, inicialmente é imprescindível reconhecer o time como algo importante, como uma escolha, acima das vaidades pessoais, onde cada um tem sua importância, logo nenhum precisa ultrapassar o outro, mas sim buscar o objetivo comum: vencer em equipe. Neste sentido a ética nas relações, no convívio, pelo respeito às regras e aos demais fará com que a satisfação da vitória, do dever cumprido, motive para o fortalecimento de um time vencedor.

Noemi P. Cappellesso Finkler – CRP 08/03539
Psicóloga , Consultora empresarial , Terapeuta Familiar e Casal
Atendimento – Cascavel e Toledo.

Elisa Mara Ribeiro da Silva – CRP 08/03543
Psicóloga , Analista de R.H , Terapeuta Familiar e Casal
Atendimento – Toledo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *