A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO RELACIONAMENTO CONJUGAL

O rápido desenvolvimento e o acesso à tecnologia nos meios de comunicação, têm trazido efeitos poderosos sobre as relações humanas e principalmente no relacionamento conjugal.

 

Os celulares, o computador portátil que podem estar sempre junto à pessoa com várias possibilidades de acessos a jogos e, principalmente, a internet que oferece uma rica e estimulante fonte de atividades, pode distanciar mais do que aproximar o casal.

 

O equilíbrio no uso é o que se recomenda, pois não podemos deixar de utilizar a tecnologia disponível, mesmo porque esta é uma ferramenta de trabalho para muitos profissionais.

 

A tecnologia permite que as pessoas mesmo não estando juntas estejam conectadas, dando a falsa ilusão de poder acessar o outro a qualquer hora, porém é necessário entender que algumas vezes a outra pessoa pode estar ocupada com alguma outra atividade e não estar disponível naquele momento, o que muitas vezes origina para quem ligou a possibilidade de criar uma série de fantasias.

 

Um telefonema ou uma mensagem que não são atendidos pode dar margem a desconfiança, inclusive de estar sendo traído. Não é incomum um dos cônjuges vasculhar o celular do outro, em busca de pistas do que acredita que esteja acontecendo, com isso quebra-se o respeito, a individualidade e a confiança tão necessária para um relacionamento duradouro e profundo.

 

A internet também tem contribuído para o afastamento do casal, quando se deparam com crises utilizam o mundo virtual como refúgio, e com isso perdem a comunicação, que é a via mais importante para o entendimento nos períodos de divergências, existente no relacionamento conjugal.

 

Portanto, a tecnologia deve vir a serviço do homem, e como via da informação para auxiliar no relacionamento interpessoal. Os casais podem se beneficiar com isso se souberem utilizar o tempo, e tiverem equilíbrio no uso desta ferramenta para assim facilitar seu trabalho, e ter mais tempo livre para dispor de sua afetividade para a vida a dois.

 

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Noemi Paulina Cappellesso Finkler
CRP 08/03539

Psicóloga – Terapeuta Familiar e de Casal
Elisa Mara Ribeiro da Silva
CRP 08/03543

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *